Tentar entender um pouco da cultura do Oriente foi uma experiência não dimensionável através da querida Ana Teixeira (diretora artística e musical, figurinista, cenógrafa e dramaturga), ainda mais com uma ficha técnica tão primorosa que o espetáculo apresenta. Um elenco belíssimo e potente faz com que nos rendamos a este espetáculo. Como mulher, em minha legitimidade, afirmo que "Bordados" pode trazer mudanças a mulheres independente de suas idades, mudanças que trazem vida e liberdade, entre outras sensações que todas nós merecemos! Grata ao Amok Teatro, que soube nos presentear com incentivos que impulsionam, logicamente, a mudanças tão importantes em nossas vidas! Lindo de se ver, admirável, uma obra para contemplar e ficar na memória de cada uma de nós!
Sinopse
O espetáculo "Bordados", do Amok Teatro, convida o público a participar de uma conversa entre mulheres árabes e a mergulhar na intimidade de relatos compartilhados ao longo de uma sessão de chá. Elas contam estórias de casamentos, paixões, família, filhos, revelando sonhos, perdas e conquistas. Contos de mulheres que refletem os desafios de viver em uma sociedade marcada pela tensão entre tradição e modernidade. O texto é uma costura de depoimentos reais de pessoas comuns, das mais diferentes origens e culturas do planeta.
Ficha Técnica
Texto e direção: Ana Teixeira e Stephane Brodt
Elenco
Fathmeh - Carmen Frenzel
Massarat - Flávia Lopes
Hiba - Jacyan Castilho
Khadija - Sandra Alencar
Nesrine - Vanessa Dias
Walla - Vania Santos
Iluminação: Renato Machado
Assistente de direção: Gustavo Damasceno
Cenário e figurino: Ana Teixeira e Stephane Brodt
Músico: Rudá Brauns (off), Vanessa Dias e elenco (live)
Direção musical: Stephane Brodt
Edição de som: Gabriel Petit
Operador de Luz: João Gaspary
Operadora de Som: Julia Limp
Produção: Amok Teatro
O Amok Teatro
Dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, o Amok Teatro caracteriza-se pela dedicação a um processo contínuo de pesquisa sobre a arte do ator e as possibilidades de encenação. Desde sua fundação em 1998, o grupo tem recebido por seus espetáculos diversos prêmios do teatro e um grande reconhecimento da crítica e do público, nacional e internacional, sendo considerada uma das companhias de maior prestígio da cena carioca contemporânea. O trabalho do Amok caracteriza-se pela busca de um rigor formal e por uma intensidade que se afirma no corpo do ator como sendo o lugar em que o teatro acontece. Cada novo projeto impulsiona o grupo a procurar diferentes caminhos de pesquisa cênica e de treinamento para o ator a partir do diálogo com diferentes tradições e culturas. Os espetáculos do Amok tratam de temas contemporâneos sem perder de vista a busca de uma linguagem poética e a afirmação da cena como um espaço cerimonial.
Serviço
BORDADOS (teatro)
Centro Cultural Banco do Brasil – RJ / Teatro III
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ,
Até 24 de abril de 2022 - quarta a sábado as 19h30, domingo às 18h
Ingressos: R$ 30 inteira / R$ 15 meia
Classificação etária: 12 anos
75 lugares
Duração: 80 minutos